Horário: Segunda a sexta: 9:00h às 21:00h Sábado: 9:00h às 13:00h Segunda a sexta: 9:00h às 21:00h
Sábado: 9:00h às 13:00h

Medicina Tradicional Chinesa

medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas nas quais se incluem a Acupunctura, Auriculoterapia, Moxabustão, Fitoterapia, Chi Kung e Tuina.  A MCT é utilizada principalmente como medicina alternativa, com carácter complementar – e não substitutivo – à medicina convencional.

A MCT tem por princípio básico a teoria da energia vital do corpo (chi ou qi) que circularia pelo corpo através de canais, chamados de meridianos, os quais teriam ramificações que os conectariam aos órgãos.

Ela inclui como princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

O termo acupunctura deriva do latim acus (agulha) e punctura (picada). É um procedimento clínico aparentemente simples que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo (“acupontos”) permitindo o tratamento de doenças e alívio da dor. A acupunctura é uma técnica usada há milhares de anos pelos chineses e outros povos asiáticos, com o objectivo de restabelecer, promover e manter um estado de boa saúde.